A cerveja PILSEN no Brasil.

Assim como eu, muitos de vcs queridos amigos e fans curtem uma boa cerveja. Já notaram que praticamente todas as cervejas que vemos na TV denominam-se “Pilsen”? E você sabe o que isso significa?

Cervejas Pilsener, Pilsen ou Pils tem de coloração clara, transparente, com pouco amargor e baixo teor alcoólico, no máximo 6%. Foi originada na região de Pilsen na província de Boêmia na atual República Tcheca.

No Brasil, todas as cervejas que aparecem na mídia, principalmente na televisão, são cervejas denominadas “Pilsen”, porém tem pouco em comum com as cervejas PILSENER classificadas pela BJCP (Beer Judge Certification Program http://www.bjcp.com/)

Estas cervejas brasileiras “Pilsen”, na verdade, segundo a BJCP, são cervejas do tipo AMERICAN LAGER LIGHT, ou seja, são cervejas leves de baixa fermentação (“LAGER”) .

A AMERICAN LAGER LIGHT caracteriza-se como uma cerveja com leve amargor e baixo teor alcoólico (no máximo 6%), fabricada com o uso de cereais não malteados, como o arroz ou o milho, juntamente com o malte de cevada.

Logo, usamos no Brasil uma denominação inapropriada, se levarmos em conta os critérios da BJCP. E é isso, técnicamente bebemos cervejas Merican Lager Light e não cervejas Pilsen. Não mudou a vida de ninguém mas é uma informação legal haha

Até mais! 
Gago UHUL!

Comments 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *